Across The Game

OPA (Y)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Para X360 e PC, controle Razer Onza capricha na personalização.

      Apesar de ter fio, o Onza Tournament Edition, da Razer, empolga pelas várias opções de ajuste.


Será que é possível melhorar a performance de um jogador apenas modificando o controle? A marca de acessórios Razer acredita que sim e criou o Onza Tournament, um joystick para Xbox 360 (mas também compatível com PC) que une características essenciais ao desempenho dos usuários, como alavancas analógicas ajustáveis, botões de resposta rápida e até mesmo botões multifuncionais.
Mas será que funciona? Tivemos oportunidade de testar uma versão do Razer Onza Tournament e logo abaixo você vê a nossa avaliação.
Completamente personalizável: uma grande mudança do novo acessório em relação ao controle tradicional da Microsoft é a presença de duas alavancas analógicas que podem ser ajustadas de acordo com o gosto do jogador. Uma pequena rosca em cada alavanca modifica a sensibilidade dela e permite diferentes combinações de acordo com o jogo em questão. Tomando como exemplo títulos de FPS, em que é preciso mirar com o botão da direita e se movimentar com o da esquerda, um ajuste mais rígido na alavanca da direita torna a mira mais precisa, apesar de sacrificar um pouco da velocidade de resposta.
Outra novidade é o sistema de reconfiguração presente no lado oposto do controle e que modifica as funções de dois botões de ombro adicionais (somando três de cada lado) de acordo com o botão escolhido. Usando o exemplo de jogos de corrida, é possível dar a mesma função do botão X, que geralmente aciona diferentes ângulos de visão nos games, para um dos botões de ombro, criando assim um atalho melhor localizado ao jogador.
Ambas as novidades funcionam com perfeição e melhoram consideravelmente o desempenho dos usuários de longa data, mais acostumados com o layout tradicional do controle da Microsoft. Ou seja, os veteranos é que devem se beneficiar mais das funções, por já conhecerem bem o controle convencional.
Controle com fio: o sistema wireless esteve presente na mudança da geração de consoles anterior para a nova, mas o controle Razer Onza dispensa a tecnologia e obriga o uso de fios, tornando-o uma verdadeira faca de dois gumes para quem comprá-lo. Eliminar o uso constante de pilhas ou de baterias recarregáveis é um alívio, mas muitas vezes não compensa o excesso de cabos. Por outro lado, o controle possui um fio com aproximadamente 4,5 metros de comprimento, uma distância razoável que não deve incomodar jogadores.
Mudanças de botões: o fraco e muitas vezes impreciso direcional digital do controle original foi substituído por um conjunto de quatro botões separados que deve melhorar o desempenho de jogadores em títulos de luta, os quais necessitam de combinações rápidas e precisas utilizando o D-Pad. Além disso, os famosos A, B, X e Y permaneceram na mesma ordem, mas receberam luz interna e um aumento considerável de resposta, também melhorando a precisão do controle.
Os botões de ombro inferiores, apelidados de “gatilhos”, ficaram mais compridos e de rápido e fácil manuseio, mas não apresentam conforto quando usados constantemente, principalmente em jogos de tiro, quando são mais usados. Este é um ponto negativo que deve ser levado em conta, mas é bem provável que o jogador hardcore prefira precisão e velocidade ao conforto.
Dois modelos: o Razer Onza conta com dois modelos diferentes – o simples e o completo, chamado de Tornament. O primeiro não possui alavancas analógicas ajustáveis e botões A, B, X e Y com luz interna, sendo vendido por preço sugerido de US$39,99. O segundo ainda vem com uma superfície áspera, garantindo maior resistência com as mãos do jogador. A versão completa sai por US$49,99. Se você é um jogador mais dedicado, o chamado hardcore, então a solução para acertar mais headshots, desferir combos melhores e ainda ter liberdade na customização de botões é o modelo mais completo, o Tournament.
Em resumo
Sim, é possível melhorar ainda mais a performance do jogador com algumas mudanças no controle e a Razer justifica muito bem com o controle Onza, compatível com Xbox 360 e PC, utilizando a saída USB. As alavancas ajustáveis e o sistema de reconfiguração são a principal novidade e superam com folga os pontos negativos, como a presença de fio e o botão “gatilho” pouco confortável.
fonte:UOLJogos

Nenhum comentário:

Postar um comentário